Hino à liberdade

Navegue Na Página Digitalizada

9ª Sinfonia de Beethoven quarto andamento
O hino à humanidade

A 9ª Sinfonia foi composta em surdez absoluta e escrita em 1822 a 1824 e executada pela primeira vez em 7 de Maio de 1824. De todas as obras de Beethoven é a que tem a história mais longa e complexa.
A nona sinfonia é a Jóia da produção de Beethoven. Marcou uma revolução musical: o coro e os solistas eram utilizados dentro da forma sinfónica.

Hino à Alegria
Foi no segundo semestre de 1785 que Schiller, com vinte e seis anos de idade, escreveu a Ode à Alegria, Schiller publicou o poema em 1786 no segundo caderno da sua “Rheinischen Thalia”. A Ode à Alegria foi imediatamente acolhida com entusiasmo em quase toda a parte.
Possivelmente Beethoven, deve ter tido conhecimento da Ode a quando da sua publicação. Desde 1792 que Beethoven conhecia as ideias filosóficas de Schiller, como são expressas noutros escritos, para Schiller, a alegria estava intimamente ligada quase à plena identificação e ao desenvolvimento da actividade humana. O “Eliseu” (de quem a alegria é filha: Tochter aus Elysium) correspondia a uma noção precisa: opunha-se, por um lado, à “Arcádia”, ou seja, ao mito do Éden e da Idade de Ouro, O Eliseu não se situava no passado, mas sim no futuro da história humana e, por outro lado, opunha-se à ideia de um céu transcendente e sobrenatural. O “Eliseu” de Schiller constituiria a derradeira fase da história, o momento em que o Reino de Deus se estabelece na Terra pela realização da fraternidade humana (segundo as ideias de Kant, adoptadas por Schiller), o momento em que os Estados políticos desaparecerão no reino universal da razão, o momento em que a acção dos homens conquistará o paraíso da alegria.
Em oposição as ideias de Schiller e Kante, podemos dizer que o reino de Deus se estabelecerá com a volta gloriosa e majestosa de Cristo à Terra. Concordamos que os estados políticos desaparecerão no reino universal da fraternidade e do amor.
Este poema não foi oficialmente adoptado nem pelo Conselho da Europa, nem posteriormente pela União Europeia, permanecendo como um hino sem letra, pois a musica é uma linguagem universal e per si obtém o mesmo efeito de como se fosse cantada, este Hino expressa os ideais de Liberdade, Paz e Solidariedade, ideais estes que a Europa e as suas instituições como um todo querem e ambicionam prosseguir.

Fim Da Página Digitalizada

Nona Sinfonia de Beethoven
HINO
Jubilosos Te Adoramos nº 14

Espaço Aberto a Grupos de Música Cristã

A música é um meio poderoso de louvor. Na década de 70, apareceu um dos melhores grupos de cantores adventistas nos USA que veio revolucionar a música religiosa, Os Heritage Singers.
O Projecto Ómega vai divulgar a música cristã através deste site e vamos presentear os nossos ouvintes com um dos êxitos deste grupo, intitulado O Meu Farol.
Também vamos abrir um espaço para quem queira homenagear os nossos irmãos cegos com interpretação de música cristã, de autores adventistas e não adventistas, que corresponda aos nossos padrões musicais. Os interessados poderão contactar-nos para o seguinte endereço: [email protected] ou [email protected], enviando uma música com o nome do autor e do cantor. Caso a música tenha qualidade, criaremos um link com essa música a partir do conteúdo “Educação” e faremos a sua publicidade, se for esse o desejo dos autores.